Mudanças Climáticas: dicas para abordar o tema em sala de aula

O mês de março é importante para refletirmos sobre os impactos das alterações do clima no planeta, já que é nele que se celebra o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16/3). Eventos climáticos extremos, como secas severas e inundações, já estão impactando a vida de seres humanos e animais em vários países.

Basta um olhar mais atento para o noticiário para perceber que o clima está descontrolado. E isso não é bom para nossa sobrevivência na Terra. É fundamental que haja um compromisso coletivo para proteger o planeta e isso inclui a ação de medidas sustentáveis. É dever do poder público se engajar nesta luta, mas os cidadãos também podem e devem fazer a sua parte, inclusive os estudantes.

E como levar esse assunto para a sala de aula de maneira lúdica, interessante e eficaz? A Colli Books Editora elaborou algumas sugestões para ajudar nesta missão. O mês de março pode ser o ponto de partida, já que o tema das mudanças climáticas estará em pauta durante todo o ano. Isso porque os olhos do mundo estarão voltados para Belém, na Amazônia, que vai ser palco da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Então, vamos às dicas de atividades para fazer com os alunos na escola:

  • COP 30

A primeira sugestão é organizar um cronograma para debater a COP 30. O roteiro pode incluir:

  • Roda de conversa
  • Trabalhos em grupo sobre mudanças climáticas
  • Feira de Ciências com foco no tema
  • Convidar ambientalista para fazer uma palestra no auditório do colégio
  • Exibição do documentário “O amanhã é hoje – O drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” (https://www.youtube.com/watch?v=azrnx55oawQ)

Mais sobre a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas:

A COP é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

A edição deste ano, a COP30, representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. De acordo com o governo federal, o evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

Os principais temas que serão discutidos na COP 30 incluem: redução de emissões de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; preservação de florestas e biodiversidade; justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

  • Literatura

Outra dica interessante é trabalhar o tema por meio de livros infantojuvenis que falam sobre meio ambiente, preservação das florestas e sustentabilidade.

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia – a autora Isa Colli transporta os pequenos leitores para a maior floresta tropical do mundo, ressaltando sua biodiversidade e a necessidade de protegê-la. A história acompanha as personagens Vivene e Florine em uma jornada repleta de descobertas, na qual aprendem sobre a fauna, a flora e os desafios enfrentados para a preservação da Amazônia. Com uma narrativa envolvente e ilustrações cativantes, a obra desperta nos jovens leitores o amor e o respeito pela natureza.

A Fada Verduxa – apresenta uma encantadora personagem que tem como missão proteger o meio ambiente e conscientizar as crianças sobre a importância do equilíbrio ecológico. A história reforça a responsabilidade de cada indivíduo na preservação das florestas, ensinando valores como sustentabilidade, respeito à natureza e ações diárias que contribuem para um planeta mais saudável.

O Rio Grinalda – aborda a reciclagem e preservação ambiental, fatores primordiais para o equilíbrio entre homens e natureza. Na fábula, as crianças aprendem com os bichos como agir diante de situações de depredação e falta de cuidado com o meio ambiente. Nessa história, Isa conta a importância da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

Reino do tempo – leva a criançada para um mundo comandado pelas estações do ano, que são as protagonistas da história. A obra traz a consciência do tempo de maneira lúdica e divertida, ensinando às crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano.

A Nuvem Floquinho – mostra que a água é o combustível que movimenta o motor de todos os seres vivos e deve ser cuidada de modo consciente. Devemos seguir o exemplo de Floquinho que, diante dos desperdícios de água no planeta e da poluição das reservas naturais, adotou medidas essenciais para a sobrevivência da Terra. De forma lúdica, a história desperta o interesse pela preservação ambiental e alerta os perigos da poluição para toda a humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *