Nos dias de hoje, manter as crianças entretidas em plenas férias escolares com brincadeiras que as façam deixar um pouco de lado as telas e os videogames é um desafio. No entanto, essa missão não é impossível. E a literatura pode ser uma grande aliada para atrair a garotada para um mundo de diversão e descobertas. Para ajudar nesta tarefa, a Colli Books Editora reuniu sete dicas de atividades inspiradas nos livros infantis que certamente irão ajudar as famílias a colocar os pequenos em movimento com muita criatividade.
Anote as nossas sugestões, escolha as obras preferidas dos seus filhos e/ou agregados e mãos à obra:
Caça-palavras
Essa brincadeira é ideal para crianças em fase de alfabetização. Separe um livro infantil com muitas ilustrações e textos curtos. Primeiro leia a história completa para elas. Em seguida, comece o desafio: escolha uma palavra de uma página específica e mostre essa página às crianças. Fale a palavra em voz alta. O primeiro que apontar para a palavra escolhida ganha um ponto. A brincadeira segue em cada página, até o final da história. Quem fizer mais pontos será o vencedor.
Contação de histórias com oficina de pintura
Escolha um livro de aventura ou de mistério, convide os amigos dos seus filhos e organize uma tarde de contação de histórias. Depois da leitura, distribua folhas de papel, giz de cera ou potinhos de tinta e coloque a meninada para pintar as cenas preferidas.
Piquenique literário
Separe um livro infantil da sua estante e organize um piquenique literário no playground, quintal de casa ou em um ambiente ao ar livre, como parque ou floresta. Cada criança leva um lanche ou bebida para compartilhar com o grupo. A história escolhida pode ser lida por um adulto ou pelas próprias crianças. A diversão será garantida!
Peça baseada em livro
Nessa atividade, você pode escolher três livros infantis e pedir para a garotada votar qual história prefere para ler em grupo e criar uma adaptação teatral da obra. Depois da leitura, defina quem vai interpretar cada personagem e ajude os pequenos a criar os diálogos da peça, com um roteiro que defina princípio, meio e fim. Quem não se sentir à vontade para interpretar poderá prestigiar a apresentação na plateia. Assim, ninguém ficará de fora da brincadeira.
Leitura interativa
Leia um livro para as crianças e depois peça que criem um final diferente para a história. É uma forma de estimular o improviso e a imaginação.
Feirinha do livro
Chame as crianças do seu prédio ou da vizinhança para participar de uma feira para troca-troca de livros usados. É preciso lembrar que os títulos precisam estar em bom estado de conservação. A brincadeira pode ser acompanhada de um lanche comunitário.
Perguntas e respostas
Depois de ler um livro, coloque a garotada sentada no chão em uma roda e crie um desafio de perguntas e respostas sobre a história lida. Vai ser divertido descobrir que as crianças vão apresentar visões e interpretações diferentes das cenas e diálogos dos personagens.
Se quiser algumas sugestões de livros para colocar em prática as nossas dicas, acesse o site collibooks.com!