Diretoras e diretores escolares: parceiros da Colli Books na jornada da educação e da literatura

Nesta terça-feira (12/11) celebramos o Dia da Diretora e do Diretor de Escola. É uma data importante para reconhecer os profissionais que cuidam das instituições educacionais.

O diretor é responsável por gerir a escola, garantindo o seu funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos, colaboradores e toda a comunidade escolar. Também é de sua responsabilidade supervisionar o projeto pedagógico.

O papel do diretor pode ser comparado ao do gestor ou administrador de empresa, já que cabe a ele planejar, definir metas, alocar recursos, mas também ter habilidades para integrar e motivar os profissionais da instituição onde trabalha. E o maior desafio por se tratar da área da educação é exercer a liderança de maneira humanizada e inclusiva.

Na definição do Ministério da Educação (MEC), é missão do diretor escolar “valorizar o papel das lideranças educacionais na formação de ambientes de aprendizagem inspiradores.”

E nesta data especial, homenageamos todas as nossas parceiras e parceiros que exercem esta nobre função com um texto da querida Juliana de Abreu Cordeiro, diretora da Escola Municipal Leonor Posada, localizada em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio de Janeiro:

SER UM DIRETOR DE ESCOLA

Em tempos modernos, tecnologia e outros comandos conduzem a uma movimento maior que a própria velocidade da luz. Ainda em um mundo extremamente egocêntrico e competitivo, o papel da escola resiste em resgatar valores e princípios humanitários para salvar a coletividade do seu lado sombrio (abandono, descaso, agressividade, intolerância e outros).

A escola caminha de acordo com a evolução da sociedade, com isso é exigida uma liderança com múltiplos olhares em diferentes
focos (relacionamento, segurança, leis, infraestrutura, acolhimento, demandas tributárias, gestão de recursos financeiros, demandas administrativas, diálogo, multidisciplinaridade, gestão das emoções e inspiração de sentimentos e atitudes positivas.
Além de ser um docente, um educador, um gestor, um maestro que conduz a orquestra, o diretor é aquele que pensa em tudo em favor de todos buscando o equilíbrio e o discernimento nas tomadas de decisões, sempre avaliando a implicação de suas consequências.

Em uma sociedade líquida (frágil), uma instabilidade no mercado operacional e financeiro, gerir pessoas é uma arte desafiadora nestes tempos modernos, o caos está instaurado na humanidade, contudo a esperança de uma nova mentalidade ainda se encontra na orientação de um gestor ou de um diretor que administra todas estas esferas com a força do conhecimento, levando uma equipe a produzir, agir, pensar e refletir coletivamente, em que todos fazem parte de um grande mosaico chamado vida. Ser diretor é conduzir seu grupo para o crescimento global.

Parabéns, pela missão laboriosa de despertar o que existe de melhor na essência de uma equipe.

Juliana de Abreu Cordeiro em 12/11/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *