“Reduzir, Reutilizar e Reciclar” são três ações muito poderosas, que devemos incorporar em nosso dia a dia para colaborar com a preservação do planeta. E se você ainda não tem essa rotina na sua vida, a dica é aproveitar o Dia Mundial da Reciclagem (17/5). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) para estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos itens de consumo.
Ainda precisamos avançar muito nesta pauta. Pesquisas mostram que o Brasil gera 82 milhões de toneladas de lixo e recicla apenas 2%. Pouco, não é? É sinal de que a reciclagem necessita de investimentos, políticas públicas de incentivo e campanhas para engajar os cidadãos, incentivando-os a praticar a coleta seletiva.
Se o melhor é “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, pensamos em algumas ações para te ajudar:
– Use garrafas pet para colocar plantas; cultivar temperos; e para criar objetos como porta-lápis, porta-retrato e até sofás (abuse da criatividade)
– Compre roupas em bazares para estimular a economia circular
– Reaproveite caixas de papelão para guardar objetos
– Use sacolas reutilizáveis e evite as feitas de plástico
– Reduza o consumo de copos descartáveis; Leve sua garrafinha de água na bolsa; deixe uma caneca na mesa do seu trabalho ou de casa
Dicas de literatura
E que tal abordar este tema com as crianças de maneira leve, lúdica e divertida? Sabe como? Por meio da literatura, que pode ser muito eficaz para chamar a atenção para temas atuais e delicados, incluindo a preservação e proteção do Planeta. Sugerimos dois livros da autora Isa Colli.
“O Rio Grinalda” – Com ilustrações de Ramon Waldry Ribeiro, o título chama a atenção para a poluição dos rios e mostra a importância da reciclagem. Nesta história, você vai aprender com os bichos como agir diante de situações e depredações e falta de cuidado com o meio ambiente.
‘A Nuvem Floquinho’ – na obra, Isa Colli alerta para a escassez de água e fala sobre a urgência de se utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção dos leitores para a necessidade de participação na consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável. As ilustrações são de Célio Carvalho e Rayan Casagrande.
Ah… e antes de consumir alguns produtos, reflita sobre o tempo em que demoram para se decompor na natureza. Confira:
Material Tempo de decomposição
- Papel/ papelão – Cerca de 6 meses
- Sacola plástica – Mais de 100 anos
- Lata de alumínio – 200 a 500 anos
- Embalagem de plástico – Até 450 anos
- Embalagem PET – Mais de 100 anos
- Vidro e louças – Tempo indeterminado
- Pneus, borrachas e isopor – Tempo indeterminado
Fonte: Ministério do Meio Ambiente