Em julho de 2004, o saudoso escritor Moacyr Scliar escreveu uma crônica muito interessante com o título “A Felicidade no currículo”, na coluna que escrevia para a Folha de São Paulo. No texto de ficção, mas como sempre baseado em notícias reais publicadas no jornal, Scliar dizia: “Dois mil alunos de uma escola pública britânica terão aulas sobre felicidade a partir do início do próximo ano letivo graças a um programa piloto que poderá ser implementado ao currículo escolar do país, informou o jornal The Independent. Estas técnicas buscam proteger as crianças de males atuais, como a depressão e a falta de autoestima. O projeto foi lançado devido ao aumento de depressões e enfermidades mentais registradas entre as crianças britânicas. Pelo menos 10% das crianças em idade escolar sofrem de depressão severa, segundo as estatísticas oficiais”.
A certa altura, o cronista brinca: “Ai dos alunos que forem reprovados. O estigma da infelicidade será colocado no seu histórico escolar”.
O texto de Scliar continua atual, 20 anos depois. Claro que incluir a felicidade no currículo escolar é a parte da ficção na crônica, mas trazer felicidade para o ambiente escolar não é má ideia. Pensando nisso, elencamos algumas dicas e ideias para trabalhar esse sentimento em sala de aula.
Atividades ao ar livre
Em alguns momentos, realizar atividades do lado de fora da sala pode aumentar o estado de bem-estar dos alunos, que terão a oportunidade de respirar ar puro, entrar em contato com o calor do sol, com o cheiro do vento, com a umidade da chuva e todas as energias de conexão com a natureza.
Atividades extraclasse e excursões também são boas opções para buscar boas energias.
Música
Traga sons diferentes para as aulas, quando possível. A música tem o poder de fazer as pessoas se sentirem mais felizes, relaxadas e menos ansiosas.
Até mesmo tocar uma música quando os alunos chegam na sala de aula pode ajudar a criar um clima acolhedor.
Relaxamento
Faça pequenas pausas entre as aulas para organizar exercícios de relaxamento, principalmente nos dias mais intensos.
Conscientização
E, por fim, fale sobre felicidade para enfrentar males como depressão e a ansiedade. Esse deve ser um trabalho multidisciplinar, que envolva psicopedagogos e demais profissionais.
Literatura
Promova feiras do livro e incentive a leitura com apresentações teatrais, adaptações de livros e contação de histórias.
Aqui no site da Colli Books temos várias dicas de livros para deixar esse trabalho ainda mais criativo, divertido e enriquecedor.