Veja nossas dicas de atividades para fazer com os alunos
A Organização Mundial da Saúde revela índices alarmantes: mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são consideradas obesas (dados de 2022). Essa estatística inclui 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. As taxas triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre o público infantojuvenil. Preocupante, não é mesmo?
E a obesidade em si não é o único problema. Ela acaba sendo um dos principais fatores de risco para outras enfermidades, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer. Para chamar a atenção das pessoas para esse problema foi criado do Dia Mundial da Obesidade, marcado em 4 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta data, a ideia é incentivar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e praticar atividades físicas.
Algumas ações também têm sido importantes para enfrentar esse mal, como a criação de leis para restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis. Várias cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro e Niterói, já têm leis que proíbem a venda de alimentos ultraprocessados nas escolas (leia nossa matéria sobre o assunto – https://www.collibooks.com/dicas-para-as-cantinas-escolares-se-adaptarem-a-nova-lei-que-proibe-venda-de-alimentos-ultraprocessados/).
O caminho é longo, mas uma coisa é certa: a melhor fase para ensinar a prática de hábitos saudáveis é na infância e a escola pode fazer a diferença na vida dos pequenos.
Mas como introduzir esse tema na sala de aula? Preparamos algumas dicas para ajudar.
- Montar uma horta
A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.
Em escolas que não possuem espaço disponível para montar uma horta, há a possibilidade de construí-la com garrafas pet. Sendo assim, o professor pode trabalhar o conceito de sustentabilidade e colocar o tema para discussão entre os alunos. Para a construção da horta, o professor deve ter a participação de todos os alunos. Pode-se dividir a responsabilidade por cada espécie plantada por turma. Ficam a critério do professor os meios de aquisição das mudas ou sementes. A colheita pode ser usada nas refeições escolares. (fonte: Brasil Escola)
Época de cultivo das principais hortaliças:
Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
- Bate-papo com nutricionista e aula de culinária saudável
Outra sugestão é organizar uma atividade no sábado envolvendo todas as turmas. Uma boa ideia é convidar uma nutricionista para conversar com a garotada sobre a importância de se manter hábitos saudáveis. Em seguida, a dica é cozinhar alimentos benéficos à saúde com a participação dos alunos.
- Literatura
Os livros são um ótimo meio de introduzir o tema da alimentação saudável, uma vez que as informações são passadas de maneira lúdica e envolvente. A Colli Books tem vasto material sobre o tema. Veja os exemplos:
O livro A Fazendinha, da escritora Isa Colli, mostra a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos orgânicos e sem agrotóxicos.
A Fazendinha conta a história de Valentina, menininha muito esperta que ama as plantas e os animais. Em uma emocionante viagem à Fazenda do Senhor Zecão, diversão e aprendizado caminham juntos quando essa garotinha curiosa e seus amiguinhos experimentam as maravilhas da vida no campo. Tudo é novidade para essas crianças da cidade grande. Para completar, ganham de presente uma verdadeira aula sobre alimentos orgânicos e passam a compreender a necessidade de se manter em harmonia com a natureza.
Ações sugeridas:
- A partir da proposta de A Fazendinha, o professor deve explorar os conceitos de Meio Ambiente, Ética, Pluralidade Cultural e Saúde explicando o que é zona rural, suas características e relevância para a vida
- Debater os riscos do uso indiscriminado de agrotóxicos. Levantar casos históricos de pessoas ou povoados que foram prejudicados por venenos agrícolas
- Mostrar o que são os alimentos orgânicos (BIO) e sua importância: são produtos isentos de aditivos químicos, são naturais, que respeitam o ambiente, que são produzidos de uma forma mais artesanal e sustentável, e que respeitam um conjunto de normas exigidas para poderem ser comercializados.
A obra Luke, o macaco atleta, também de Isa Colli, inspira várias atividades. O protagonista mantém hábitos de alimentação saudáveis e prática atividades físicas diariamente. Ele descobre que os humanos que frequentavam o outro lado da floresta onde vive estavam alimentando os animais com comida gordurosa, deixando-os obesos. Preocupado com essa descoberta, decide, então, percorrer a Europa para convencer as pessoas e os bichos a mudarem de vida.
De maneira lúdica, a garotada aprende que as chamadas calorias vazias (alimentos pobres em nutrientes importantes para o nosso bem-estar) como: comidas gordurosas, frituras e alimentos processados devem ser ingeridos com cautela porque podem provocar obesidade e muitas outras doenças.
Ações sugeridas:
- Percorrendo a Europa com Luke
Separe o mapa da Europa e marque os seguintes países, que fazem parte do roteiro de Luke: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Portugal e Espanha. Depois de identificar cada país, divida a turma em grupos. Cada grupo escolhe um país para fazer uma pesquisa que inclua informações sobre a cultura, hábitos e principalmente sobre a alimentação daquela população. Peça que montem o trabalho em uma cartolina, caprichando nas figuras e adereços coloridos. Depois, exponha os trabalhos no mural da escola.
- Atividade 2 – Jogo dos hábitos saudáveis
O livro Luke tem, no final, o jogo dos hábitos saudáveis. A escola pode montar uma versão em tamanho gigante. Se não for possível fazê-lo com material durável, faça um dia de brincadeira com o jogo desenhado no chão com giz de cera, como se fazia com a Amarelinha antigamente. No jogo, as crianças andam as casas quando fazem escolhas saudáveis, como comer frutas, não pular refeições, não beber refrigerante, não levar biscoitos gordurosos para o lanche da escola. Nas escolas que já adotam o livro, a garotada costuma adorar a brincadeira.