Dia do Orientador Educacional: você sabe o que faz esse profissional e qual seu papel na comunidade escolar?

O Dia do Orientador Educacional é celebrado todos os anos em 4 de dezembro. A profissão foi reconhecida no Brasil em 1968 por meio da Lei 5564/1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.

De acordo com essa legislação, “a orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito das escolas e sistemas escolares visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas.”

Na prática, de acordo com a revista Gestão Escolar, esse profissional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade. Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico.

O orientador educacional também tem a missão de atuar na resolução de conflitos e no aconselhamento em situações de bullying, além de outras formas de violência. Para que possa estar atento a tudo que acontece no ambiente escolar, ele precisa circular pelos espaços e conviver com os estudantes.

Esse trabalho também ultrapassa os muros da escola. O orientador deve atuar como uma ponte entre a instituição e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar.

Segundo o portal Educa Mais Brasil, no país, existem cerca de 38 mil orientadores educacionais atuando em escolas públicas e privadas. 

Para ser um orientador educacional é preciso ter uma formação em curso superior de Pedagogia de ou pós-graduação em orientação educacional. Os cursos são oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas em todo o país.

Diferença entre o orientador pedagógico e o orientador educacional.

Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas esses dois profissionais possuem atribuições diferentes. Conforme o site Saraiva Educação, o orientador pedagógico concentra-se primariamente nas estratégias e métodos de ensino, colaborando estreitamente com professores para aprimorar o processo educacional. Ele fica responsável por planejar, coordenar e avaliar as atividades didáticas da escola, assim como por orientar os docentes sobre as metodologias, os recursos e as estratégias de ensino-aprendizagem.

Já o orientador educacional assume uma abordagem mais abrangente, indo além das questões acadêmicas. Ele desenha trajetórias individuais para alunos, oferecendo suporte na escolha de carreiras, auxiliando em desafios emocionais e agindo como um elo entre estudantes, professores e pais.

Ambos são fundamentais e complementares para garantir uma educação de qualidade e uma formação integral dos estudantes.

Gostou das informações? Compartilhe com todas as pessoas que valorizam a educação no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *