O ano de 2024 está voando. O primeiro semestre já se foi e a maioria das escolas brasileiras se prepara para as merecidas férias do meio de ano… um tempo para descansar, passear e recuperar a energia.
Para a garotada, o momento é de total relaxamento, mas para os professores, é preciso organizar e pensar nas atividades para o próximo semestre. Claro que muita coisa já está prevista desde o início do ano no planejamento escolar, mas a Colli Books Editora preparou dicas para quem ainda tem espaço para incluir algumas ideias com um toque literário.
Preparamos sugestões para agosto e setembro:
AGOSTO – Trabalhar o Folclore
Explorar o folclore na escola é importante para ensinar a garotada a valorizar a riqueza da nossa cultura popular, nossas lendas, personagens, cantigas e ensinamentos que são passados de geração em geração. Saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, curupira, caipora e Iara são apenas algumas das lendas que vão se perpetuando no imaginário infantil. E diante de uma geração que já nasce imersa na tecnologia, a missão dos professores de apresentar esse universo tão rico é ainda mais desafiadora.
A sugestão da Colli Books é trabalhar com o livro A Fada Verduxa, da autora Isa Colli, como ponto de partida para conhecer os diferentes personagens do folclore brasileiro.
Na fábula “A Fada Verduxa”, a protagonista, metade fada, metade curupira, é a protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. Atraído pelas exuberantes árvores do lugar, um ganancioso negociante de madeiras da vizinhança resolve explorar a área, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta.
Além de abordar o folclore, é possível trabalhar com os alunos a preservação ambiental. “Temos que proteger nosso planeta e envolver as crianças nessa missão. Basta adotar atitudes simples no dia a dia, que são capazes de mudar o mundo. Eu espero que a Fada Verduxa toque o coração das crianças e que elas percebam que precisamos agir para proteger as florestas”, diz Isa Colli.
SETEMBRO – Celebrar a chegada da Primavera
A Primavera é a estação mais colorida de todas. As paisagens ficam repletas de flores, os dias tem temperaturas mais amenas e as pessoas tendem a sentir-se renovadas e alegres.
A nossa sugestão é aproveitar esse ambiente de energia positiva para explorar o tema em sala de aula. É possível preparar atividades como oficina de pintura, caça ao tesouro nas áreas externas da escola, organizar uma festa da primavera com participação das famílias e, claro, mergulhar no mundo da literatura.
Nossa dica é o livro “O Jardim da Amizade”, também da autora Isa Colli.
A história fala da amizade entre a minhoca Jô e a lagarta Beatriz, que se transformou em uma borboleta colorida e cheia de charme. Em um desfecho surpreendente, que acontece em Floriano, o jardim onde vivem, as amigas aprendem a importância de cada ser vivo para o equilíbrio da natureza.
O livro pode inspirar os professores a organizar ações como roda de leitura, concurso de redação e até mesmo uma aula de jardinagem para a meninada colocar a mão na massa e perceber, na prática, o verdadeiro valor da sustentabilidade.
“Ao aprender sobre os ciclos das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, quando se tornar adulta, poderá ser mais crítica e observadora em relação às práticas irregulares que ameaçam o equilíbrio do ecossistema. E nada melhor do que a literatura para levar esses conhecimentos ao universo infantil.
Procuro mostrar que o respeito e o carinho pela natureza são essenciais para garantir a harmonia entre os seres vivos”, afirma Isa.