O dia 25 marca o combate à alienação parental. É uma data importante para conscientizar toda a sociedade sobre a importância da igualdade parental na criação de uma criança saudável e feliz.
Mas o que significa esse termo? A alienação parental é um problema muito sério que pode ocorrer quando um dos pais, responsáveis ou um parente manipula a criança para que ela rejeite o outro pai ou responsável/parente. Esse comportamento pode causar sérios danos emocionais e psicológicos na criança e afetar as relações familiares.
Essa é uma forma de abuso psicológico que cria uma atmosfera de hostilidade, rejeição e medo em relação ao outro progenitor. Através de difamação, rejeição, omissão de informações e impedimentos para a convivência, essa atitude acaba por incentivar a criança falar mal do outro pai ou responsável sem justificativa aparente. Essa forma de alienação pode ser causada por vários fatores, incluindo disputas de custódia, ciúmes, raiva ou vingança.
A alienação parental pode ter um impacto negativo profundo na vida dos envolvidas, como problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento, ansiedade, depressão e até mesmo transtornos psicológicos mais graves.
É importante reconhecer e tratar esse problema de forma adequada, promovendo a saúde emocional e psicológica da criança e a convivência saudável entre os pais ou responsáveis.
O tratamento para a alienação parental geralmente envolve uma terapia individual ou familiar, que pode ajudar a reconstruir a relação entre a criança e o outro progenitor e promover uma convivência saudável e positiva. A mediação de conflitos também pode ser uma opção útil para resolver as diferenças entre os pais ou responsáveis.
Onde buscar ajuda gratuita
O Conselho Tutelar do local em que a pessoa reside, bem como a vara da infância e juventude, para oferecer orientações aos parentes ou vítimas do caso concreto.
Além disso, existe o ‘Disque 100’, um número telefônico da rede de proteção à criança e ao adolescente, que pode ser acionado para casos de alienação parental. Nesse número, a denúncia é formalizada, o poder público toma ciência do caso e adota as medidas cabíveis.